VISITA TÉCNICA

Ministro da Defesa e Comandante da Aeronáutica visitam Base Aérea de Fortaleza

Comitiva avalia implantação de um campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica no Ceará
Publicada em: 02/09/2023 12:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

Em média, quatro a cada dez vagas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino do Comando da Aeronáutica localizado em São José dos Campos (SP),  são ocupadas por cearenses. Devido ao alto índice de aprovação de estudantes da região, um importante passo foi dado em direção à criação de um campus do Instituto na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

Nessa sexta-feira (01/09), o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, membros do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) e Oficiais-Generais, visitaram as instalações da Organização Militar (OM). A visita objetiva realizar um levantamento de dados para a execução do projeto de implantação, prevista para ser executada em 2025, quando a Instituição completará 75 anos.

“Queremos que o ITA Ceará tenha o padrão do ITA São Paulo, para que não existam dois tipos de formandos, dois tipos de engenheiros. Então, é uma extensão do sucesso do ITA de São Paulo, um empreendimento histórico que o Brasil tem usufruído, que orgulha o país no mundo inteiro”, destacou o Ministro.

Durante a apresentação do projeto de instalação do campus na cidade, o Comandante da Aeronáutica ressaltou que a criação da nova unidade é importante para o desenvolvimento educacional e econômico do município.

“O Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, um cearense, desbravador da ciência, do Brasil e da Força Aérea Brasileira, um dia entendeu que precisava criar um Instituto no alto padrão do mundo e criou o ITA. Nós estamos voltando aqui para, de alguma forma também, referendar a memória dele. O projeto caminha muito bem, precisamos agora criar um caderno de necessidades, o projeto básico para tudo isso”, disse o Comandante.

Projeto

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, acredita que a criação de um campus avançado ou uma faculdade de engenharia vinculada ao Instituto podem contribuir com o avanço tecnológico do estado do Ceará. “Será uma oportunidade de reter mentes brilhantes, que, historicamente, vêm sendo aprovadas nos vestibulares para o ITA, e aproveitá-las na contribuição para esse desenvolvimento”, destacou.

Segundo o Reitor, a criação de um Campus fora de São Paulo já era uma pauta discutida antes da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. “Faz mais de dez anos que o ITA tem trabalhado em um acordo de cooperação com o MEC para contribuir com o ensino de Engenharia nas cinco regiões do país. Particularmente, no Nordeste, o Ceará já vinha sendo considerado como uma oportunidade para uma colaboração avançada, o que resultou na oferta de mestrados profissionais na área de aviação, a partir de 2015, em conjunto com a Universidade Federal do Ceará (UFC)”, destacou Anderson Ribeiro Correia.

A BAFZ foi escolhida como o local provável para a instalação devido à sua infraestrutura. “A extensão territorial e alguns prédios e hangares da Base Aérea de Fortaleza são da década de 40, mas temos plenas condições de alocar um campus universitário aqui”, ressaltou o Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho.

Para um dos Professores do ITA, Doutor Cláudio Jorge Pinto Alves, ter um Campus do Instituto em Fortaleza significa levar mais uma grande opção para os alunos da região que sonham em estudar no Instituto, sem precisar sair de sua localidade. “É a possibilidade de parte destes alunos fazer a formação na região de que são oriundos. E se isso for implementado, seria muito interessante haver a possibilidade de um ensino híbrido, com uma parte do curso desenvolvida em São José dos Campos em complemento as áreas que não são cobertas atualmente. Nesse contexto, haveria uma maior expansão das áreas de atuação do ITA”, pontuou.

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Com um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil, o Instituto é berço da formação de dezenas de estudantes do Ceará por ano. Só no último concurso, de 150 convocados, cerca de 61 eram do Ceará (40% do total), contra 52 de São Paulo.

Clique aqui e assista ao vídeo. 

Texto: Tenentes Johny Lucas, Mônica Lopes e Myrea Calazans / CECOMSAER

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Neris / CECOMSAER

imagens/original/46183/ITA_2_(11).jpeg
imagens/original/46183/ITA_2_(13).jpeg
imagens/original/46183/ITA_2_(16).jpeg
imagens/original/46183/ITA_2_(17).jpeg
imagens/original/46183/ITA_2_(2).jpeg
imagens/original/46183/ITA_2_(3).jpeg
imagens/original/46183/ITA_2_(6).jpeg